Notícias

  • No escopo da “Semana Nacional de Ciência & Tecnologia 2016 – Ciência alimentando o Brasil”, a Equipe da Linha de Pesquisa Tecnologia de Educação e Saúde para Escola Inclusiva participou da “Mostra dos Institutos de Pesquisa do MCTIC no Rio de Janeiro”, nas instalações do Observatório Nacional (ON) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), no Bairro Imperial de São Cristovão – RJ. As atividades aconteceram no período de terça-feira (18/10/2016) até domingo (23/10/2016). A Equipe desta Linha de Pesquisa apresentou o Mural Eletrônico Acessível e  os objetos pedagógicos para suporte ao processo de ensino-aprendizagem da criança com deficiência.

Raquel Santos (INT) apresenta o Mural Eletrônico Acessível ao visitante.

image012

  • Ainda em consonância com a SNCT-2016, outros integrantes desta Linha de Pesquisa participaram nos dias 21 e 22 de outubro de 2016, do evento “III Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói”, localizada no Campo de São Bento, Niterói, RJ. Esta Equipe apresentou o Mural Eletrônico Acessível e as Embalagens para Frutas (Projeto da Divisão de Desenho Industrial do INT).

Crianças observando o funcionamento do Módulo Braille

Crianças em visita ao stand do INT, observam o Mural Eletrônico Acessível

Equipe INT apresenta aos visitantes o Mural Eletrônico Acessível e as Embalagens para Frutas.

Evellyn de Assis (INT) e visitantes

Janete Cícero (INT) e entre os visitantes: Adriana Neves Barreto (Secretaria M. de C&T – Niterói)  e Silvio José Elia Galvão (PESAGRO – RJ).

Janete Cícero (INT) e Adriana Neves Barreto utilizando o Mural Eletrônico Acessível

 

Criança experimenta o Mural Eletrônico Acessível, sob supervisão de Evellyn de Assis (INT).

 

Evellyn de Assis (INT) e Felipe Sampaio (INT)

Felipe Sampaio (INT) apresenta o Mural Eletrônico Acessível para Silvio José (PESAGRO-RJ).

============================================================

  • INT participa de seminário sobre educação e tecnologia (nota divulgada pela DCOM/INT, na intranet do Instituto em 04/07/2016).

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT), por meio da Divisão de Engenharias de Avalições e de Produção (DEAP), participou do 1º Seminário de Educação e Tecnologia de Niterói. Realizado nos dias 29 e 30 de junho, o evento fez parte das comemorações do Dia Municipal da Inclusão Digital, celebrado no dia 25 de junho.

A tecnologista Janete Cícero e o bolsista Felipe Sampaio divulgaram o relato de experiência Tecnologia Assistiva – suporte ao processo de ensino-aprendizagem do aluno com necessidade especial, desenvolvida pela equipe da linha de pesquisa Tecnologia para Educação e Saúde. A apresentação mostrou resultados do projeto de pesquisa Gestão Escolar para a Escola Inclusiva: metodologias de ensino e objetos pedagógicos como facilitadores do processo ensino-aprendizagem da pessoa com deficiência, financiado pela FAPERJ.

A pesquisadora Janete Cícero comenta a relevância do projeto: “Os resultados apresentados ratificam a importância da pesquisa científica e tecnológica em colaboração. Vários atores sociais incentivam a melhoria da educação no país, especificamente em atendimento às atividades diárias das equipes multidisciplinares, no apoio ao processo de ensino-aprendizagem do aluno com necessidades especiais”.

KODAK Digital Still Camera

Janete Cícero e Felipe Sampaio (foto acervo Equipe Tecnologia para Educação e Saúde/INT)

 

  • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/2015 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT é realizada anualmente no mês de outubro sob a coordenação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, contando com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

1)    Objetivo da SNCT

O Objetivo da SNCT é aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País em linguagem acessível à população e por meio inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

2)    Quando e onde será realizada a SNCT 2015?

Este evento de mobilização acontecerá no período de 19 a 25 de outubro de 2015 em todo território nacional.

 3)    Tema da SNCT 2015

A escolha do tema “Luz, ciência e vida” para próxima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva a questão proposta. Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.